Image Map

#trend: Trench Coat

Olá galera,



No #trend de hoje vamos falar de mais uma peça que saiu direto do guarda-roupa dos militares para as ruas. O trench coat, que traduzido para o português significa casaco das trincheiras, recebeu esse nome graças ao uso da peça pelos soldados britânicos na segunda Guerra Mundial. Segundo fontes, o casaco que tem como características tradicionais, as costas duplas, tecido impermeável, ombreiras, abotoadura dupla (10 botões, 5 de cada lado), lapelas largas e cinto, foi criado em meados do Século XIX por Thomas Burberry e Aquascutum. As peças foram uma prévia confeccionada para os militares, usando um tecido impermeável, e logo foi adotada pelo civis.

“Segundo a Burberry, o trench-coat foi um modelo adaptado pela marca em 1914 para atender todas as necessidades e acomodar o equipamento dos soldados britânicos. Inicialmente, eles eram confeccionados em gabardine impermeabilizado, uma técnica criada e patenteada por Thomas Burberry em 1888. No entanto, de acordo com a Aquascutum, a marca havia patenteado uma lã impermeável em 1851, usada para confeccionar os trench-coats dos oficiais britânicos. Ainda segundo a grife, o uso da peça por civis, ou seja, por não-militares, “gente comum”, começou em 1918, através de personalidades como o primeiro ministro Winston Churchill”
-site Moda em Questão



O trench coat ficou mundialmente famoso depois que algumas figuras famosas o usaram:  Andrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany´s, Humphrey Bogart  em Casablanca e Sherlock Homes, contribuíram para que a peça ganhasse seu lugar na moda. 

Eis que as estações frias e chuvosas chegaram e trouxeram de volta os trench coats, e trouxeram também um novo conceito de vestir a peça. O que antigamente era usado em conjunto com peças mais formais, foi totalmente repaginado e levou o trench coat para um mood mais street, podendo ser usado com jeans rasgado, moletom e t-shirt básica, por exemplo.



Minhas dicas pra quem quer ter o seu primeiro trench coat é: Escolher uma modelagem e um tamanho que te vista bem. Pensando que ele pode ser usado como sobreposição o ideal é que a peça não fique tão justa, principalmente nos ombros. O comprimento tem que favorecer sua altura, mais comprido pra quem é mais alto e mais curto pra que é mais baixo.
Pra começar vá pelo clássico, sem estampas, sem capuz (a não ser que seja removível), cores neutras como o preto, azul marinho, bege e cinza, altamente versáteis e que combinam com tudo. É o que eu digo, na dúvida fique com o clássico, não tem como errar. O primeiro trench coat que comprei é de corte bem clássico na cor bege, e consigo usar ele com vários estilos diferentes de combinação.



Algumas pessoas me perguntaram a diferença do trench coat para sobretudo, imagine que o trench coat evoluiu da jaqueta e o sobretudo do paletó. O trench coat tem essa pegada mais militar, o cinto é a principal diferença, em conjunto com as fivelas nos ombros e nos punhos que a maioria dos casacos desse tipo tem, já o sobretudo é mais seco, com bem menos detalhes.

Confira as diferentes maneiras de usar o trend de hoje:





Bom galera, esse foi o post de hoje. Adorei fazê-lo pois aprendi muito, e é sempre bom compartilhar aqui com vocês.

Forte abraço e até a próxima,

Fael