Image Map

Morte e Vida de Charlie St. Cloud - Filme e Livro

Olá galera. Acho que vocês já estão super cansados das nossas desculpas né, mas a correria das nossas vidas aqui no blog tá complicado de conciliar, mas assim quem paramos pra respirar, estamos aqui trazendo os melhores posts pra vocês.



Bom, o assunto de hoje eu já queria ter falado aqui antes, como alguns leitores aqui do blog já sabem, sempre que eu leio algum livro novo e que me interessa bastante, eu compartilho com vocês aqui no blog. os escolhido dessa vez é "Morte e Vida de Charlie St. Cloud" que na versão brasileira do filme ficou apenas "Morte e Vida de Charlie". Não dever ser novidade pra ninguém, afinal o filme foi lançado em 2010 enquanto o livro já rolava há algum tempo por aí. Sempre tive vontade de assistir o filme, então quando vi o livro decidi comprar e assistir o filme só depois de lê-lo, aliás essa é uma técnica ótima, você fica com uma visão muito mais crítica do filme.



Resumindo, a história se trata da vida dos irmãos Charlie e Sam St. Cloud, após um trágico acidente o destino separa a vida dos dois com a morte de Sam, o irmão mais novo. Apesar do ocorrido, Charlie, de uma maneira que nem ele mesmo pode explicar, consegue ainda manter contato com irmão, e leva uma vida totalmente controlada e planejada de encontros na floresta com ele. Levando esse tipo de vida controlada, Charlie começa a trabalhar no cemitério onde o irmão foi enterrado e onde está localizada a floresta de encontro dos dois, deixando os planos do futuro de lado, desistindo de uma vida no futuro preso à promessa de nunca mais largar o irmão. Algum tempo depois Charlie reencontra Tess Carroll, da época de escola, e começa a sentir algo diferente pela garota, algo tão forte que coloca em risco a relação dos irmãos St. Cloud. Eu poderia seguir com isso, mas acho que já estragaria muitas coisas boas que o livro tem. Dá uma olhada na capa do livro oficial do filme:



O livro apresenta ao leitor uma visão bem diferente do assunto "vida após a morte" coisa que tenha certeza, o filme não conseguiu demonstrar com tantos detalhes. O final do livro e do filme são diferentes mas com o mesmo sentido, eu particularmente fiquei mais feliz com o final do filme. O título original do livro é "The Death and Life of Charlie St. Cloud" oi o primeiro livro do escritor Ben Sherwood que eu li, e achei muito bem escrito, li que o autor passou uma semana em cemitério de verdade para aprender como era o dia-a-dia lá. Este é um livro sobre segundas chances. Há um poema que é citado tanto no livro como filme, que é de E.E.Cummings, e eu achei lindo, foi lido por Tess no funeral do pai, pois era o seu favorito:

"Confie no seu coração, 
mesmo se os mares explodirem em chamas, 
e viva pelo amor, 
mesmo se as estrelas andarem para trás" 



Na relação, livro x filme eu não tive muito do que reclamar. Achei que nenhuma parte tão importante tenha sido cortada, mas acho que algumas outras não fariam mal nenhum se adicionadas ao filme, já que tantas outras que o livro não continha foram colocadas. Quanto à adaptação, nenhuma mudança tão relevante foi feita, to começando a entender o fato de que o livro é sempre muito bem "enxugado" antes de virar filme. O filme é rápido, tem um bom enredo o que é muito importante já que o ritmo do livro é um pouco mais lento, isso deixa o filme mais gostoso de se ver. E falando em gostoso... KKK' brincadeiras à parte, Zac Efron é o protagonista do filme, dando vida ao personagem de Charlie. Tess é interpretada pela atriz Amanda Crew, e o jovem Charlie Tahan deu vida à Sam.



Trilha sonora muito boa, com grande parte de composições originais de Rolfe Kent, também responsável por toda a musicalidade do filme. Destaques para "Airplanes - B.O.B ft. Hayley Williams", "California Sun - Ramones" e "Run - Snow Patrol". Uma outra curiosidade (que não foi mostrada no filme) é que em algum momento do livro em que Tess e Charlie estão conversando, ela imagina dançando a parte mais agitada de "Stairway To Heaven - Led Zeppelin". Quando vi isso no livro, corri e baixei a música no meu celular, o que acabou de tornando minha trilha sonora para ler o livro.

Se você ainda não assistiu ao filme, você pode ver online aqui: Vida e Morte de Charlie Online. E caso queira ler o livro, ele está disponível na maioria das livrarias por aí, e o mais legal, por um preço bem bacana. Só pra matar um pouco a curiosidade deixo aqui o trailer oficial do filme.


ATENÇÃO o vídeo abaixo contem spoilers, não me responsabilizo pelos danos rs, essa é a cena final do filme, não consegui achar o vídeo legendado, mas nela Charlie cita o poema de E.E.Cummings para Tess e diz todo romântico para ela "Just take a chance Tess" (aproveite as chances).



Bom pessoal, acho é isso, fuçei o máximo sobre o filme e o livro pra falar pra vocês aqui e espero que tenham gostado do resultado. Se quiserem que eu fale sobre algum filme ou livro comenta aqui no blog, ou no Facebook, ou no Twitter, ou quem sabe no Tumblr rsrs, maneiras de entrar em contato conosco não falta. Continuem nos acompanhando, beijones.

Fael