Image Map

Especial de Formatura - Looks para todas as festas!

Por: Fael Souza

Olá pessoal! Dessa vez eu venho falar de uma ocasião especial, e bota especial nisso. A formatura sempre foi um evento muito especial, evento esse que acaba envolvendo toda a família, após árduos anos de estudos a formatura acaba sendo mais esperada pela família do que pelo próprio formando.



O incentivo de criar este post veio porque na loja onde trabalho, a procura por vestidos de formatura cresceu muito, e é super legal ajudar as formandas a escolher vestido para cada festa que torna esse evento tão grandioso. Elaborei o post pensando em cada uma das partes da festa, é claro que nem todas as formaturas realizam todos os eventos. Antes de começar também, queria falar que dediquei este post somente para as meninas, até porque roupa para os meninos nestas ocasiões não mudam muito.

A ordem em que esses eventos acontecem, podem variar de acordo com a faculdade ou escola, todos esses detalhes são decididos pela comissão de formatura, que normalmente é formada pelos próprios alunos. Por outro lado algumas comissões decidem misturar esses eventos juntando-os, e assim economizando tempo e também dinheiro. Aqui no post resolvi separá-los e criar looks para cada uma dessas ocasiões. Bom, sem mais delongas vamos aos looks.

Almoço ou Churrasco

Já foi muito chamada de "A aula da saudade". Normalmente são realizados em espaços abertos, como chácaras ou lugares semelhantes, por muitas vezes realizado somente para os alunos, uma confraternização entre os formandos para relembrar o celebrar todo o tempo que passaram juntos. Para este evento não é preciso nada de especial no look, apenas se vista de forma confortável, e de acordo com o seu estilo, veja as dicas:






Missa ou Culto

Este evento já envolve os familiares, e o local pode variar muito, porém o look também não precisa de nada em especial, só tome cuidado com decotes e comprimentos, afinal o caráter desse evento é diferente, e como o local é indefinido, se for na igreja looks muito ousados podem acabar ficando constrangedor. É na missa em que os anéis recebem a benção.






Jantar

Este também envolve familiares e formandos, podem ser realizados em locais fechados ou abertos, na minha opinião jantares em locais abertos, com efeitos de velas formam um ambiente magnifico. Os looks já entram no quesito festa, pois muitos deles são jantares de gala. Eu indico vestidos curtos, porque estamos no verão, e também porque você pode optar por vestidos longos em outras ocasiões. Capriche em acessórios, e não dispense uma clutch para poder retocar a maquiagem após o jantar.






Colação de Grau

Muitas meninas ficam indecisas e decepcionadas de saber que terão que escolher um vestido que será escondido pela beca, mas não é por isso que vão deixar de caprichar no look da colação. Essa cerimônia envolve também familiares, formando e o corpo estudantil. Cerimônia onde os formandos recebem os diplomas, assinam o livro entre outras coisas, é cheias de normas e segue protocolo pré organizado pela instituição de ensino. Acho que vestidos longos são ideais para esse tipo de evento, longos sem muitos detalhes e quase sem volume. Capriche em acessórios, cabelo e maquiagem, afinal centenas de fotos serão tiradas no dia.







Baile

Esse é o mais esperado de todos, normalmente o baile é a ultima confraternização entre os alunos, antes da viagem de formatura realizada em algumas faculdades. O baile, é de todos os eventos o mais glamuroso, por isso pense e pesquise muito antes de escolher o seu vestido. Em algumas formaturas o baile é temático, mas poucas vezes é necessário "vestir-se" do tema, escolha algo que demonstre sua personalidade, que te faça se sentir bem, e o mais importante, sempre peça a opinião de alguém se você estiver em dúvida. Os momentos mais marcantes desse eventos são a valsa e o show feito por uma banda contratada, que já é costume em todos os bailes. Indico vestidos mais marcantes, com volumes ou movimentos. Cabelo e maquiagem impecáveis, pois esse evento costuma render as melhores fotos do álbum de formatura.






Bom galera, esse foram os looks que eu preparei para vocês, e aí meninas? Aprovados?
Uma observação que eu gostaria de fazer, é que a maioria dos vestidos que eu coloquei nos looks são de uma marca internacional chamada Marchesa (fala-se: "Marquesa"), caso queiram dar uma pesquisada, eu não sei se a marca tem alguma filial aqui no Brasil.
Espero que tenham gostado dos looks, e que sirvam de inspiração para vocês escolherem os de vocês.

Antes de terminar o post, deixo pra vocês uma música que eu amo de paixão e acho que super combina para ser usada na formatura, seja como a música de entrada, ou da valsa, ou até mesmo para ser usada nas filmagens, talvez a tradução não tenha nada a ver com o eventos, mas o toque de violoncelo e violinos deixaram a música com um toque eleve e inspirador, ela é "Secrets" da banda One Republic:



Beijones, Fael.